História da estação de pesquisa

CENTRO TECNOLÓGICO APROSOJA/MT - CTECNO/MÉDIO-NORTE

 

A produção de soja brasileira é um sucesso devido a muitos fatores, nos quais destacam-se as pesquisas em: manejo e conservação do solo; manejo e fisiologia de plantas; melhoramento genético e outros. O CTECNO-Médio Norte tem suas atividades voltadas ao melhoramento genético para criação de variedades de soja adaptadas ao ambiente do Centro Oeste brasileiro e está assim contribuindo para o desenvolvimento da agricultura, bem como avanços tecnológicos no Estado do Mato Grosso. 

Grande parte do crescimento da produção de soja no Brasil se deve ao trabalho de Melhoramento genético que é uma parte da ciência genética responsável por avanços em melhorias das características das diferentes plantas cultivadas. Ela permite aumentar a vida de prateleira de produtos, garantir a resistência a pragas e doenças, aumento da produtividade de culturas entre outras finalidades e isso tem sido feito para atender as diferentes demandas existentes, inclusive, a introdução da soja no Brasil Central.

Ambientes diferentes requerem variedades diferentes, adaptadas ao ambiente ao qual está inserida e por isso o trabalho do melhoramento genético é tão importante, sendo seu objetivo garantir variedades de cultivares melhoradas e também garantir a segurança alimentar, o que não é rápido, em média, para que se tenha os primeiros resultados, estima-se um trabalho de anos de cruzamento e melhoramento para que se crie uma cultivar ideal para uma região. Com o trabalho intensificado, na cultura da soja, estima-se que consiga os primeiros resultados em torno dos sétimo ano de trabalho, o que os pesquisadores consideram um tempo curto. 

Objetivo

Rodrigo Hammerschmitt

INFORMAÇÕES

Local: Médio Norte/MT

Ano de instalação: 2022

Culturas trabalhadas: Soja

Localização do CTECNO-MÉDIO NORTE

Instagram

Giro da Pesquisa

Pesquisas Públicadas

CIRCULARES TÉCNICAS